español | english | français

logo

Pesquisa em bases de dados

Base de dados:
BVSAM
Pesquisar:
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
BVSAM
selecionar
imprimir
Texto completo
Id:364
Autor:Novak, Franz R; Cordeiro, Dea M. B.
Título:The correlation between aerobic mesophilic microorganism counts and Dornic acidity in expressed human breastmilk^ien.
Fonte:J. pediatr. (Rio J.);83(1):87-91, Jan.-Feb. 2007. graf.
Resumo:OBJETIVO: O estudo foi delineado para testar a existência de correlação entre a população total de microrganismos aeróbios mesófilos e os valores de acidez Dornic no leite humano ordenhado cru processado em banco de leite humano. MÉTODOS: Foram analisadas 200 amostras consecutivas de leite humano ordenhado, em banco de leite humano, antes da pasteurização. A acidez Dornic foi titulada nas amostras em triplicata. A seguir, foi realizada a contagem em placa para microrganismos aeróbios mesófilos. Os dados foram avaliados pela correlação de Pearson entre as variáveis, e o nível de significância foi estabelecido em p < 0,05. RESULTADOS: Os valores de acidez Dornic mostraram correlação positiva (R = 0,948) e estatisticamente significante (p < 0,001) com a população de microrganismos aeróbios mesófilos (UFC/mL) nas amostras analisadas. CONCLUSÃO: Os dados obtidos permitem concluir que a titulação Dornic é um método eficaz para avaliar indiretamente o crescimento bacteriano no leite humano ordenhado.(AU)^ienOBJECTIVE: The study was designed to test for the existence of a correlation between the total population of aerobic mesophilic microorganisms in processed raw breastmilk from a human milk bank and the Dornic acidity of that milk. METHODS: Two hundred consecutive samples of thawed expressed human breastmilk obtained from human milk bank, prior to pasteurization. Dornic acidity was titrated in triplicate for each sample. aerobic mesophilic microorganisms were then plate counted. Data were analyzed to detect correlations between variables, using Pearson's coefficient, and the level of significance was set at p < 0.05. RESULTS: In the samples analyzed, Dornic acidity levels had a positive (R = 0.948) and statistically significant (p < 0.001) correlation with the population of aerobic mesophilic microorganisms (CFU/mL). CONCLUSIONS: The data obtained here support to the conclusion that Dornic titration is an effective method for the indirect evaluation of bacterial growth in expressed human milk.(AU)^ien.
Descritores:Microbiologia de Alimentos
Bactérias Aeróbias/isol
Ácido Láctico/anal
Leite Humano/microbiol
Bactérias Aeróbias/cresc
 Contagem de Colônia Microbiana
Limites:Humanos
Animais
Meio Eletrônico:Internet
Localização:IFF

  2 / 3
BVSAM
selecionar
imprimir
Id:279
Autor:Fonseca, Luciana Marques da
Título:Estudo sobre a utilização da metodologia de análise de perigos e pontos críticos de controle na garantia de qualidade microbiológica do leite humano ordenhado em Bancos de Leite no Município do Rio de Janeiro Study on the use of the methodology of analysis of dangerous and critical points of control in the microbiological quality assurance of milked human milk in Milk Banks in the City of Rio de Janeiro-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 2003. xiii,161 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a Instituto Fernandes Figueira para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Por sua composição específica, o Leite Humano Ordenhado (LHO) se constitui num excelente meio de cultura para o desenvolvimento de microorganismos patogênicos. A presença de contaminantes em níveis elevados acarreta a redução do valor biológico e desqualifica esse produto para consumo. Essas situações determinam a classsificação do produto como impróprio para o consumo, tendo em vista a vulnerabilidade do recém-nascido, tornando-se de fundamental importância, a adoção de técnicas adequadas de manipulação. Na literatura nota-se ausência de estudos específicos sobre a análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em Banco de Leite Humano(BLH). Os poucos trabalhos existentes recomendam sua implantação, pois influencia na redução de custos, propicia maior segurança do produto final e contribui para uma melhor qualidade dos produtos e do serviço.O presente estudo teve como objetivo verificar a utilização da metodologia da APPCC em BLH da Rede Municipal da cidade do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado em seis BLH por meio da aplicação de um questionário contendo 211 perguntas, que foram construídas baseadas no fluxo operacional de um BLH. O instrumento de avaliação aborda aspectos relacionados à: recepção, análise físico-química, processamento, análise microbiológica, armazenamento, distribuição e higiene do local. A discussão dos resultados foi realizada de acordo com os sete princípios da Filosofia APPCC.Tendo as condições higiênico-sanitárias como um requisito fundamental para o processamento adequado do LHO nos BLH, os resultados apontam que o LHO pasteurizado-LHOp distribuído aos lactentes nas maternidades que fizeram parte deste estudo são processados em condições sanitárias satisfatórias. Apesar do presente trabalho ter demonstrado que os BLH do município do Rio de Janeiro não utilizam com pletamente a metodologia APPCC, o que não quer dizer que a qualidade microbiológica do LHOp distribuído esteja comprometida, pois apesar da filosofia da APPCC não estar completamente implantada, a sua essência está. (AU).
Descritores:Aleitamento Materno
Bancos de Leite
Microbiologia de Alimentos
Controle de Qualidade
Leite Humano
Localização:BR663.1; 649.33, F676e

  3 / 3
BVSAM
selecionar
imprimir
Id:11
Autor:Fogliano, Rosana Rodrigues Figueira
Título:Estudo microbiológico de leite humano cru e congelado ..-
Fonte:São Paulo; s.n; 2000. 103 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O presente trabalho é composto por dois estudos, uma investigação microbiológica do leite materno cru e congelado, a fim de identicar e quantificar os microorganismos e um "survey" descritivo sobre as características dos recém-nascidos e respectivas mães, assim como as percepções destas a respeito do leite materno. A amostra foi constituída de 115 alíquotas de leite de 23 mães dos recém-nascidos internados. Os dados coletados e analisados permitiram, algumas conclusões, inclusive que as mães dos recém-nascidos internados apresentam disponibilidade em coletar seu leite diariamente no hospital, 70 por cento das al¡quotas de leite cru foram consideradas adequadas para o consumo e utilizando estas como padrão, 87,5 por cento das alíquotas de leite continuaram adequadas para o consumo após 15 dias de congelamento, com 30 dias de congelamento 100 por cento foram aceit veis, após 45 dias e 60 dias 93,7 por cento estavam dentro do padrão aceitável para o consumo. Dentre as bactérias mesófilas identificou-se 78,9 por cento de Staphylococcus coagulase negativa, presentes na flora normal da pele. A técnica de coleta do leite, transporte e armazenamento foram adequadas. (AU).
Descritores:ALEITAMENTO MATERNO
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
LEITE HUMANO/microbiol
Localização:BR663.1; 649.33, F656e



página 1 de 1

Base de dados  BVSAM : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3